logo RCN
São Lourenço do Oeste

Sonhar um Novo Ano

  • Arquivo DR - * Frei Luizinho Marafon – Pároco na Igreja São Lourenço Mártir e Nossa Senhora das Graças

* Frei Luizinho Marafon – Pároco na Igreja São Lourenço Mártir e Nossa Senhora das Graças

O nascimento de Jesus contém profundas lições de vida. A manjedoura: como não se comover diante da miséria da manjedoura.  Jesus se fez pobre,  a pobreza foi uma  opção de vida e não uma imposição. Ele assumiu a nossa condição para nos salvar. A vinda do Filho de Deus nos deixa felizes e animados para as nossas lutas diárias. É por isso que dizemos: Feliz Natal, feliz vida nova, feliz Ano Novo, porque Deus, ao fazer nascer o seu filho na humanidade, prova seu grande amor para conosco. “Somente Jesus pode preencher a manjedoura do nosso coração. Ninguém mais tem o direito de ocupar esse lugar sagrado, senão aquele que, apesar de sua condição divina, não se apegou ao fato de ser igual a Deus; pelo contrário, esvaziou-se a si mesmo e assumiu a condição de servo, tomando a semelhança humana. Assim, apresentando-se como simples homem, humilhou-se e obedeceu até a morte, e morte de Cruz” (Fl 2, 6-8).

Como é bom  sonhar –Martin Luther King

Estamos iniciando mais um ano. Como será o ano de 2023? Será como a gente o planejar. Martin Luther King Jr (1929-1968) foi, desde jovem, um homem consciente e preocupado com as questões raciais nos Estados Unidos, principalmente no que diz respeito à segregação social e racial, presente em seu país, na época. Já em 1955, aos 26 anos, MLK iniciou o seu processo de luta, pelo reconhecimento de direitos civis simples, dos negros norte-americanos. Martin Luther King, dedicou praticamente a sua vida inteira, ao combate à discriminação racial nos Estados Unidos, se inspirando em figuras como Mahatma Gandhi e Henry David Thoreau. Este era o sonho deste grande homem.

Os sonhos na Bíblia.

C. G. Jung dá muita importância aos sonhos, pois eles vêm do mais profundo de nós mesmos. O sonho é a fala do inconsciente pessoal e coletivo, particularmente, os sonhos que têm a ver com a nossa própria identidade e com o nosso destino de vida.

Na Bíblia, o sonho é uma forma pela qual Deus se comunica com seu povo, com os juízes e os profetas. Assim afirma Leonardo Boff: “No Segundo Testamento, José, esposo  de Maria e pai social de Jesus, nunca pronunciou sequer uma palavra, apenas teve sonhos (Mt 1-2). Como operário, falava com as mãos calosos. Por isso, é o patrono dos trabalhadores anônimos, daqueles que nunca chegam a uma publicidade, mas vivem os valores evangélicos. Foi fundamental, como pai cuidador e provedor da Sagrada Família, protegendo o filho da vontade sanguinária de Herodes, fugir para o exílio egípcio. São Paulo teve sonhos noturnos, que lhe mostravam o caminho a seguir (At 16,9s; 18,9;23,11; 27,23).

O Papa Francisco, disse aos jovens de Palermo, em setembro de 2018: “Melhor ser bons sonhadores do que realistas preguiçosos; melhor ser dom Quixote do que Sancho Pança”. Ainda o Papa na Encíclica Laudato Si’, de 2015, afirma: “Tudo está relacionado, e todos nós, seres humanos, caminhamos juntos como irmãos e irmãs, numa peregrinação maravilhosa, entrelaçados pelo amor, que Deus tem a cada uma de suas criaturas e que nos une também com terna afeição, ao Irmão Sol, à Irmã Lua, ao Irmão Rio e à Mãe Terra” (n. 92)

O sonho de Jesus

O sonho de Jesus é o maior de todos os sonhos: O Reino de Deus presente entre nós. Os sinais e sua presença, são mostrados pelos gestos libertadores de Jesus, como: Curar os doentes, dar vista aos cegos, ressuscitar os mortos, multiplicar os pães e os peixes, acalmar as tempestades, perdoar os pecados (Lc 7,21). Veio também para libertar os aprisionados e os oprimidos (Lc 12,20). Por fim, haverá “um novo céu e uma nova Terra, e Deus mesmo enxugará as lágrimas de cada um de seu povo; não haverá mais luto nem pranto nem fadiga, porque tudo isso já passou” (Ap 21,1.4-7). O sonho de Jesus é a fraternidade, o mundo novo, a salvação. O sonho de Jesus é uma realidade, porque Ele, O Filho do Pai, transformou e deu outra dimensão ao universo e às nossas vidas.

O que você sonha para 2023?

Não sei qual no seu sonho para este ano, mas imagino que você sonha. Não deixe de sonhar. Sonhar é cultivar esperança, sonhar é traçar objetivos, sonhar é crescer a cada dia, sonhar é não parar no tempo. Sonhar é conhecer-se e descobrir todos os talentos que temos em nós; sonhar é amar incansavelmente o que fazemos e as pessoas que estão ao nosso redor. Sem sonhos ficamos estacionados à beira do caminho reclamando da vida e da sorte. O sonho verdadeiro e bom não morre. Alimente sonhos bons e eles te levarão a conquista de bons resultados. Feliz 2023! E não deixe de sonhar.


Receba as notícias em primeira mão, acesso no DR News


Destaque Regional

Destaque Regional

contato@destaqueregional.jor.br

Epifania do Senhor Anterior

Epifania do Senhor

Assembleia Paroquial Próximo

Assembleia Paroquial

Deixe um comentário